Dublagem


Um conselho sincero e humilde que dou a todos os aspirantes a profissão de ator e dublador: Redes sociais como o Twitter, Facebook, entre outras, assim como os contatos via e-mails ou blogs (como este, do Teatro de Bonecos) não são e nunca serão os meios adequados para fazer perguntas profissionais.

Se você deseja ser ator, comece pelo básico, pelo correto: se informe no sindicato de sua cidade, procure cursos profissionalizantes de teatro regulamentados e de qualidade. Ficar perguntando no Facebook ou em perfis de Twitters de dubladores ou no de pessoas ligadas a área só vai atrasar o processo.

Entenda que todos nós, profissionais da dublagem, recebemos diariamente as mesmas perguntas, os mesmos pedidos em nossos perfis e e-mails, que variam basicamente em: “O que tenho que fazer para ser dublador(a)?”, “Você me ajuda a ser dublador(a)?”, “Qual curso você recomenda?”, “Veja esse vídeo que eu dublei e me diga se eu levo jeito?”, "Quero fazer teste de dublagem com você, posso ir no estúdio onde você trabalha pra você me testar?" - É impossível atender a todas as pessoas e depois de um certo tempo acaba ficando cansativo tanto para a pessoa que insiste, quanto para o profissional que recebe as mesmas mensagens todos os dias.

Portanto, se você quer mesmo ser ator e dublador, corra atrás. Pegue o contato de empresas de dublagem no SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões) e se informe diretamente nos estúdios,  pergunte quando estes vão abrir vagas. Depois agende o teste de voz na data marcada pelo estúdio e pronto. É assim que se começa na profissão corretamente, oficialmente, de forma tradicional. É o procedimento normal de qualquer trabalho, inclusive na dublagem.


No futuro, você entenderá perfeitamente o que estou lhe dizendo, quando você mesmo começar a receber mensagens de pessoas lhe questionando o que precisam fazer para entrar na profissão.

É um processo cíclico e bem humano =)


Eu também não comento sobre questões trabalhísticas e/ou políticas de minha profissão. Esse assunto é para ser abordado apenas entre os meus colegas atores/dubladores, em nossas assembléias ou em reuniões oficiais. A internet não é o local adequado e nem os fãs devem fazer parte desse tipo de discussão, que só cabe a nós, profissionais.

Claro, aqui no blog Teatro de Bonecos ou no Twitter do blog eu posso bater papo sobre personagens e trabalhos que já fiz, publicar entrevistas, palestras que já dei, brincar com meus personagens de dublagem nas postagens, sem problema algum.

Mas é bom relembrar que o blog é principalmente do Guilherme, da pessoa, do artista, que adora bater papo, que é bem humorado, carinhoso, que curte cinema, filmagem e edição, quadrinhos, animação, que adora desenhar, escrever, tirar fotos, que tem uma coleção de personagens e bonecos bizarros e um cão negão chamado Tobias.

Esse é exatamente o equilíbrio saudável que eu busco com o blog Teatro de Bonecos. Esse lado mais pessoal e informal, que só me incentivará a produzir e criar mais arte pra todos vocês.

Um beijão a todos, com muito carinho, obrigado pela compreensão de sempre.

Guilherme Briggs ^__^